PSICOTERAPIA

 

Qual é a diferença entre terapia, psicoterapia e psicanálise? E quem são os profissionais que praticam cada uma delas?

Terapia é a designação genérica que damos a uma diversa e ampla gama de intervenções de natureza psicológica. Psicoterapia, entretanto, é um tratamento que consiste em um diálogo entre o psicoterapeuta e o(a) cliente, ou grupo de clientes, no qual ambos estão envolvidos em alcançar mudanças em relação a pensamentos, afetos, humor e comportamentos.

Psicoterapia é uma prática regulamentada em várias províncias do Canadá, dentre as quais Ontário, desde 2017. Isso significa que ela deve ser praticada por pessoas que tenham registro profissional para oferecê-la, após passarem por uma avaliação de seu conhecimento técnico, educação formal e experiência prática na área. Os profissionais autorizados a praticar psicoterapia na província de Ontário são aqueles que estão registrados em, pelo menos, um dos seis Colleges incluídos no ato de regulamentação de psicoterapia (estes “Colleges” equivalem ao que chamamos Conselhos Profissionais no Brasil), e são especializados em psicoterapia. São eles: Psicoterapeutas Registrados (Registered Psychotherapists), Enfermeiras, Psicólogos Clínicos, Terapeuta Ocupacionais, Médicos, e Assistentes Sociais. Dentre estes, há profissionais que praticam as chamadas psicoterapias psicodinâmicas, dentre as quais se localizam a Psicanálise e a Psicoterapia Psicanalítica, também designada como psicoterapia intensiva.

Psicanálise e a Psicoterapia Psicanalítica são métodos de tratamento que dão ênfase a pensamentos inconscientes e sentimentos que não são imediatamente reconhecidos por nós, que causam sintomas psicológicos. Psicanálise envolve um entendimento mais profundo de quem nós somos e do que nos motiva como seres humanos, enquanto psicoterapia psicanalítica oferece um insight maior sobre a origem dos nossos sintomas presentes. Grosso modo, enquanto a psicanálise possibilita mudanças mais extensivas e de longa duração, a psicoterapia psicanalítica tem como principal foco um alivio dos sintomas, e amplia a consciência da pessoa sobre sua vida psíquica e sua posição nos relacionamentos.

Psicanalistas lacanianos, como eu, por exemplo, priorizam a linguagem como via para acessar o inconsciente, enquanto outras orientações psicanalíticas enfatizam mais os aspectos relacionais da aliança terapêutica. Eu conduzo o tratamento de uma maneira que leva você a refletir cuidadosamente sobre as questões que sinceramente interessam a você. Para ajudá-lo(a) a ganhar maior insight, ou clareza, sobre o seus genuínos desejos, eu o(a) encorajo a examinar seus pensamentos, sentimentos e atos com honestidade e sem pré-julgamentos ou idéias pré-estabelecidas. Essa ampliação da consciência e responsabilização pelos seus próprios desejos e motivações possibilita a descoberta de maneiras mais frutíferas de levar a vida, dando-se conta de suas escolhas e vivendo melhor com elas.