Sou Psicoterapeuta (aqui chamamos Registered Psychotherapist), trabalhando em consultório particular, em Toronto, Ontário. As abordagens terapêuticas que embasam meu trabalho há mais de 25 anos são a Psicanálise Lacaniana e a Psicoterapia Psicanalítica individual e de grupo. Estas abordagens são formas de tratamento do sofrimento psíquico que possibilitam explorar livremente suas aspirações, desejos ou inclinações, e encontrar uma maneira de articulá-los de uma forma que é genuína e singularmente sua.
Encontrar essa voz, essa maneira de expressar suas aspirações, pode ser extremamente libertador para pessoas que vivem diferentes formas e níveis de sofrimento psíquico, por uma parte significativa do mal-estar causado por esse sofrimento resulta de esforços para nos ajustarmos a normas e expectativas que não dizem respeito ao nosso próprio modo de vivenciar o mundo interno e a realidade em que estamos inseridos. À medida em que o tratamento progride, algumas pessoas passam a sentir que dependem cada vez menos da opinião e do ponto de vista dos outros para se posicionar e fazer suas escolhas. Gradativamente, elas encontram uma linguagem própria para defini-las e uma forma criativa de colocá-las em prática. Isso lhes permite conectar-se com outras pessoas de uma maneira mais prazerosa e gratificante, na medida em que elas se sentem mais equipadas para conviver com o outro, sem abrir mão de sua singularidade.
Meu trabalho em psicoterapia e psicanálise é também enriquecido pela minha prática clínica, docente, e de pesquisa em Enfermagem em Saúde Mental, tanto no Brasil quanto no Canadá. Minha experiência prévia com pacientes com transtornos mentais severos e persistentes em reabilitação psicosocial possibilita-me refinar minhas avaliações clínicas e, ao mesmo tempo, permiti-me manejar com habilidade intervenções em crise. Tal experiência também me capacita a auxiliar os pacientes a navegar num sistema de saúde intrincado e ainda desconhecido, e dar suporte a outros psicoterapeutas como supervisora clínica, valendo-me de minha perspicácia, sensibilidade e conhecimento teórico-clínico.
Trabalho com adolescentes, jovens adultos, adultos e idosos de diversas nacionalidades, identidades de gênero e étnico-raciais, enfrentando uma ampla gama de questões que incluem, mas não estão limitadas à ansiedade, a depressão, o trauma, a imagem corporal, as somatizações e os fenômenos psicossomáticos, associados ou não às transições na vida (separação, perdas e luto, estresse ligado a desempenho acadêmico, escolha profissional, envelhecimento, maternidade e paternidade), imigração, e questões relacionadas à identidade.
Desde a primeira entrevista, encorajarei você a estabelecer uma aliança terapêutica comigo através de um diálogo aberto, enquanto exploramos os sintomas, conflitos, dilemas que você está enfrentando. Vou incentivá-lo(a) a falar sobre essas questões de uma forma livre, sem censura, e vou escutá-Io(a) de forma respeitosa e sem preconceitos ou julgamentos prévios.